AO FUNDO JÁ HÁ UMA LUZ (II)
Depois de ter caçado intensamente e afortunadamente durante trinta e sete anos nas melhores areas de caça dos países de África por onde passei( Moçambique, Angola, Sudão e Zambia) encorporei num projecto de recuperação/conservação e caça num “Game Ranch” sem vedação e digo com conhecimento de causa,que o sistema funciona perfeitamente.É um novo método de conservação iniciado por uns poucos “Outfitters” da Zambia e ao que eu considerei desde seu início como “uma luz ao fundo do tunel”.Passados dez anos esta area tornou-se como previ, primordial para a caça de “Sable e Sitatunga”, mas não só, pois com a criação de mais de cinco dezenas de lagoas espalhadas por ela, que têm atraído continuamente outras species de animais, quer da area de caça official vizinha, ou do Parque Nacional de” Kafue”, resultando num aumento rápido da população da fauna, sem subestimar claro, o nosso programa anti-furtivo, que é constante e intensive

Em alguns casos, foram introduzidas especies endémicas, que tinham sido dezimadas recentemente como, o “Red Lechwe”, “Puku” e “Defasa Waterbuck (Craugh)”, que se adaptaram naturalmente aos diferentes habitates que a área comporta.

Bufalo, Bushbuck, Hartebeest, Impala, Oribi, Reedbuck, Wildbeest e Zebra são algumas das especies que têm claramente encrementado sua população e com isso chegam também os predadores.

Leão, Leopardo, Hiena, “Wilddog”, “Jackal”, Serval, Caracal e até Chita, já vista um pare de vezes. Com as 4 contagens aéreas já realizadas (2021/22/23/24) confirma-se um notavel aumento deles todos. “Ilinda Game Ranch” é também uma area com uma diversidade incrivel de especies de caça menor e rara, que a torna especial. Civets, Jinets, Porcopine, Mangooses, Bushbaby e até Pangolin são vistos com uma frecuência como nunca vi.

Como o nosso programa de recuperação/conservação se estende para além dos limites da area, com especial atenção ao enriquecimento da comunidade local, através de doações dirijidas às suas necessidades básicas, como poços de água, construção de clínicas, escolas, agricultura e apicultura ( + de 500 colmeias já distribuídas), temos conseguido reduzir consideravelmente o número de furtivos e pescadores pouco éticos, que pescavam com rêdes indevidas e até envenenamento de lagoas. Com isso a comunidade tem sido capaz de aumentar os seus campos agrículas e assim apareceram também aves de todo tipo, que não se viam quando da nossa chegada. Basicamente estão montadas as infra estruturas e agora é só questão de um pouco mais de tempo, para tornar Ilinda numa das melhores areas de caça do País e isso não é aclamar pouco, pois a Zambia sempre teve uma das maiores bio-deversidade da fauna de África.




